Vantagens em Criar um Cartão Fidelidade para seus Clientes

É uma ação de marketing promovida por empresas através do uso de um cartão de identificação para premiações aos seus clientes frequentes. Quanto mais o cliente compra um produto ou serviço da empresa, mais benefícios ela tem. Não é de hoje que essa é uma prática muito usada por empresas para fidelizar e mimar os seus clientes, mas entenda qual é a real função dessa identificação e suas vantagens

O que é um cartão Fidelidade?

É uma ação de marketing promovida por empresas através do uso de um cartão de identificação para premiações aos seus clientes frequentes. Quanto mais o cliente compra um produto ou serviço da empresa, mais benefícios ela tem.

Não é de hoje que essa é uma prática muito usada por empresas para fidelizar e beneficiar os seus clientes, mas entenda qual é a real função dessa identificação e suas vantagens.

A fidelização de clientes é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Manter é mais fácil do que conquistar novos clientes, portanto, um cliente satisfeito pode ajudar sua empresa a atrair mais consumidores, por meio de indicação.

Para reter seus clientes, muitas empresas investem na produção de cartões fidelidade em suas vendas. Isso faz com que os clientes sintam-se altamente valorizados, construindo a visão de que o que se deseja estabelecer é uma relação duradoura, que seja de confiança e credibilidade entre ambas as partes.

Bom, e quais são os benefícios de implantar um cartão fidelidade em minha empresa? O que ele pode trazer de bom para o meu negócio? Convido você a continuar essa leitura para aplicar essa poderosa oportunidade de marketing em sua empresa e conhecer as vantagens em criar um cartão fidelidade para seus clientes.

1 – PROPORCIONAR VANTAGENS PARA O CLIENTE QUE POSSUIR UM CARTÃO FIDELIDADE

O cartão fidelidade deve possuir uma estratégia de marketing e chamar a atenção do cliente de forma efetiva.  A organização precisa definir quais serão as recompensas do cartão fidelidade: prêmios, viagens, refeições, descontos, entre outras gratificações possíveis.

Reúna-se com a sua equipe e pensem em uma ou mais estratégias para beneficiar o cliente que possuir o cartão. O ideal é que a empresa estude e avalie qual recompensa é mais viável para seu negócio e o perfil do seu público-alvo, que precisa se interessar por aquilo que é oferecido.

2 – MARKETING PARA SEU NEGÓCIO

O cartão fidelidade pode também funcionar como uma ótima ferramenta de marketing. Toda vez que seu cliente abrir sua carteira ou bolsa a sua marca estará lá. A divulgação boca a boca ainda é uma das melhores formas de atrair clientes para o seu negócio e é alcançada com mais facilidade através deste tipo de programa. Clientes fiéis tendem a recomendar seu negócio para amigos e familiares, influenciando-os a também visitar o estabelecimento, e contribuindo para a formação de uma imagem positiva da sua marca. Lembre-se quem não é visto não é lembrado.

3 – AUMENTO DAS VENDAS

O aumento das vendas no estabelecimento é consequência da motivação criada através do programa de fidelidade. Um cliente fidelizado chega a gastar até dez vezes mais do que os clientes comuns ao longo do seu relacionamento com a empresa. Programas de fidelidade são uma excelente ferramenta para motivar os clientes, 54% das pessoas dizem aumentar o consumo em determinado estabelecimento em função da recompensa oferecida por este tipo de programa. O aumento das vendas decorrente de um programa de fidelização de clientes representa, assim, um aumento significativo no lucro do seu negócio.

4- RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Quem não gosta de ser atendido de uma forma diferenciada? Um programa de fidelidade eficaz e bem estruturado possibilita que o estabelecimento mantenha esse relacionamento mais próximo com o cliente, melhorando cada vez mais a experiência de compra. Parte do programa consiste na comunicação com os clientes fiéis, de forma a apresentar novas ofertas e promoções, sugerir novos produtos, beneficiar o cliente com descontos em compras futuras e entender o que pode ser melhorado através de pesquisas de satisfação.

5- REDUÇÃO DE CUSTOS

Muitas empresas entendem que a recompensa oferecida ao cliente pela participação em programas de fidelidade como um gasto desnecessário para o estabelecimento. Um programa de fidelidade vai motivar mais o consumo e até mesmo fazer com pessoas indiquem o programa para outras pessoas. Uma forma muito barata ou quase de graça comparada a investimentos em campanhas de marketing e divulgação do estabelecimento para o processo de conquista de novos clientes.

ONDE ENCONTRAR?

Agora que você já sabe as vantagens em criar um cartão de fidelidade para seus clientes, a implementação de um bom programa deve ter como base objetivos claros a serem atingidos, bem como uma estrutura eficiente de funcionamento. Para tal, é essencial investir nas ferramentas corretas.

A CardTec Soluções em Tecnologia é uma empresa especializada em soluções para produção de cartões fidelidade. Contamos com uma equipe especializada para orientar qual a melhor maneira de implementar o programa em sua empresa, desde a produção direta ou indireta  com a locação de equipamentos. Clique aqui e conheça mais sobre esse serviço.